Juanpa Cadario: Final regional de la ISAF Nations Cup para Brasil

Final regional de la ISAF Nations Cup para Brasil

Foto copyright Silvio Ávila/VDS
Foto copyright Silvio Ávila/VDS
Foto copyright Silvio Ávila/VDS
Foto copyright Silvio Ávila/VDS

Fuente info VDS

27 March 2011, 3:11 pm

Brasil é o representante sul-americano na Grand Final da Nations Cup
Sáb, 26 de Março de 2011 23:05

O Brasil será o representante da América do Sul na Grand Final da Nations Cup em setembro nos Estados Unidos. O comandante Henrique Haddad na divisão Open e Juliana Senfft na feminina obtiveram a classificação na Regional Final da Nations Cup, realizada de quinta-feira até este sábado no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. Além do Brasil participaram a Argentina e Peru.
A seletiva sul-americana teve momentos de muitas disputas, mas o melhor ficou para o último dia. Na final da divisão Open, Haddad derrotou o argentino Juan Grimaldi por 3 a 2 na série de melhor de cinco. O brasileiro teve um começo nervoso na final, perdeu a primeira regata e teve penalidades em dois matches da série. Mas depois, ele conseguiu “entrar” na disputa e se recuperou. Grimaldi velejou muito bem, mostrando ser um timoneiro experiente.

Na regata decisiva para os dois, o argentino era o líder, mas tinha um pênalti. Ele conseguiu pagar o 360º no segundo contravento e se manteve à frente. Porém, logo depois da montagem da bóia, Haddad conseguiu tomar a dianteira na perna de popa e não deixou o seu adversário ultrapassá-lo. Os dois barcos vieram tão próximos que a vitória foi decidida por bico de proa. Um verdadeiro match race. Ao ultrapassar a linha de chegada, Haddad e a sua tripulação, formada por Mario Trindade e Victor Demaison, comemorou muito a conquista.
“Grimaldi e eu já nos conhecemos de vários campeonatos. O round robin foi mais tranqüilo, mas na final tivemos dificuldades. Acho que foi excesso de confiança, deveríamos ter sido mais conservadores desde o início. Quando deixamos a ousadia de lado, tudo melhorou. Match race é assim, decisões rápidas e erros acontecem,” diz Haddad.

O comandante brasileiro está muito satisfeito por estar novamente na Grand Final da Nations Cup. Em 2009, ficou em segundo lugar na competição que também foi realizada no Veleiros do Sul, em Porto Alegre.

Na divisão feminina a comandante Juliana Senfft e suas tripulantes Gabriela Nicolino e Daniela Adler terminaram a seletiva sul-americana invictas, tanto na fase de round robin como ma final. Elas venceram por 3 a 0 a equipe peruana liderada por Tania Zimmermann. Apesar de não terem marcado nenhum ponto na série final, as vices colocadas fizeram as melhores regatas dela na competição, inclusive ameaçando as brasileiras. A timoneira Senfft ficou entusiasmada com o resultado que serviu de ânimo para sua equipe, após terem ficado em 3º lugar na Pré-Olímpica de Brasília, em fevereiro.
“É muito legal vermos a reedição da Final da Nations Cup, quando nós e o Haddad representamos o Brasil. Em 2009 ficamos em 6º lugar, agora nossa meta é melhorarmos a classificação. Nós já competimos cinco vezes em Sheboygan, temos até uma família que nos hospeda por lá. A Nations Cup é um evento lindo e será o nosso principal foco neste ano”, comenta Senfft, que agora pensa em aprofundar os treinamentos. Ela também faz parte do quadro da Marinha e representará o Brasil na vela nos Jogos Mundiais Militares em julho, no Rio.

A Nations Cup ISAF, da Federação Internacional de Vela, é a copa do mundo de match race entre nações. A Grande Final será em Sheboygan, nos Estados Unidos, de 13 a 18 de setembro. Até julho serão realizadas mais sete seletivas na Europa, Ásia, África, Oceania, América do Norte e Caribe. A Seletiva Regional Sul-Americana da Nations Cup foi patrocinada pelas empresas Marcopolo e pelo Grupo Randon, com apoio do Conventions & Visitors Bureau de Porto Alegre.
Na noite de sábado foi realizada a festa de premiação e um churrasco de confraternização na Vento Sul.

Divisão Open

1º Henrique Haddad, Mario Trindade e Victor Demaison (BRA)
2º Juan Grimaldi, Francisco Van Avermaete e Rafael De Martis (ARG)
3º Daniel Mendoza, Giancarlo Polar e Wilfredo Lafosse (PER)

Divisão Feminina

1º Juliana Senfft, Gabriela Nicolino e Daniela Adler (BRA)
2º Tania Zimmermann, Nathalie Zimmermann e Jimena Gaviño (PER)
3º Martina Silva, Ana Lucia Silva e Trinidad Silva (ARG)