Juanpa Cadario: Semana de Ilhabela día 5. Em HPE 25 gana Robert Scheidt

Semana de Ilhabela día 5. Em HPE 25 gana Robert Scheidt

Robert Scheidt, campeón en Ilhabela en HPE25

Fuente info RISW

08 de julho de 2011 - 20h23
Atrevido é o primeiro campeão deste ano

Na S40, o chileno Pisco Sour assume a ponta e o Touché continua líder na ORC geral

A Rolex Ilhabela Sailing Week conheceu os primeiros campeões da 38ª edição nesta sexta-feira no litoral norte paulista. O Atrevido, que conta com o bicampeão olímpico Robert Scheidt na tripulação, superou os fortes concorrentes e ficou com o título na HPE25. As regatas do dia tiveram vento entre seis e 14 nós, na direção Sul e Sudoeste.

"Primeiro agradeço ao convite para participar do evento. Queria tirar uma semana de férias, mas preferi competir e foi positivo. Entrei na rotina de competição e deu tudo certo. O nível dos concorrentes é muito alto e isso certamente foi um estímulo", comentou Scheidt, que competiu junto do irmão Thomas, além de Marina Bocciarelli e de seu pai e comandante Fábio Bocciarelli.

O "Alemão", como é conhecido pelos amigos, estreou na HPE25 e aprovou o desempenho. "Correr de HPE25 foi uma ótima experiência e espero voltar em 2012". Os companheiros do Atrevido aprovaram a ilustre companhia.

"Foi uma honra velejar com o Robert. Foi uma verdadeira aula dentro da água. Aprendemos muito, principalmente manter o nível de concentração durante as regatas. É importante ressaltar o excelente nível dos nossos rivais", falou o experiente comandante Fábio Bocciarelli.

Um dos rivais do Atrevido foi o Oakley/Max, do comandante Anderson Biason, e que tem no time Bruno Prada, proeiro de Scheidt, na classe Star. "Fiquei receoso de perder para o Bruno, pois depois seria difícil aguentar quando estivéssemos juntos. Estou feliz de ver o Bruno velejando em alto nível. Isso me dá mais segurança para as situações de regata que viveremos mais à frente", disse Robert.

Bruno reconheceu a competência do companheiro de quase todas as horas. "Robert fez uma velejada muito sólida e teve ótimo entrosamento com a tripulação. Ele realmente tem a estrela, principalmente pela vitória na primeira regata e que fez a diferença para o título".

A campanha do Atrevido começou com vitória na primeira regata de 20 milhas (37 km). Depois o time manteve uma média de resultados suficiente para ficar nas primeiras posições até o fim. O Atrevido chegou no último dia de disputas da classe na ponta e administrou a vantagem nas três regatas realizadas nesta sexta.

Os 24 barcos HPE25 serão levados em 12 carretas para o Rio de Janeiro, neste sábado, para a 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares, entre 16 e 24 deste mês. A equipe feminina que representará o Brasil na competição, a Atik, comandada por Martine Grael, comemorou muito o terceiro lugar conquistado em Ilhabela.

Pisco Sour, do Chile, assume ponta da S40 - Os chilenos do Pisco Sour realizaram duas boas regatas (primeiro e terceiro) e assumiram a liderança na classe S40, que até quinta-feira era do argentino Patagonia.

"Foram regatas com ventos médios, sem grandes incidentes e largadas limpas. Navegamos bastante pela direita, optando por pouca água, e conseguimos velejar bem. No dia final, vamos velejar como estamos fazendo a semana inteira: sem pressão. Quem tem de sentir pressão são os outros", disse Pablo Desputin, comandante do barco que tem 18 pontos perdidos, quatro a menos do que o Patagonia.

Norberto Alvarez, comandante do veleiro argentino, falou sobre a perda da primeira posição. "Em um campeonato tão equilibrado, nossa vantagem de quatro pontos, não significava nada. Precisamos trabalhar forte para ficar com o título".

Melhor brasileiro da classe, o Mitsubishi / Gol, de Marco Grael e que tem Torben na tripulação, acumula 28 pontos na classificação e tem mais duas regatas para tentar melhorar de posição. "Ficou mais difícil de ganhar o título, mas vamos fazer de tudo para fechar nossa participação da melhor maneira possível", avisou Torben.

Touché abre vantagem na ORC - O Touché, atual campeão da ORC, segue firme em busca do bi. A tripulação comandada por Ernesto Breda começou o dia com um ponto de vantagem sobre o Kíron (Leonardo Guillermo) e terminou com 12. "Precisamos manter este ritmo até o final para conquistarmos outro título", garantiu Ernesto Breda. O barco também lidera a ORC 500.

Apesar da desvantagem, o Kíron ainda está na briga. "Até o momento velejamos muito bem. Vamos conversar para traçarmos a estratégia para as regatas finais. Acredito que teremos uma briga boa, principalmente com o Touché", disse Matheus Dellagnelo, tático da tripulação comandada pelo uruguaio Leonardo Guillermo, vice-líder da ORC 650 classe encabeçada pelo Katana / Energia (Fábio Filippon).

Miragem (Paulo Roberto Freire) e Rajada (Márcio Finamore) são os primeiros da ORC 600 e ORC 700, respectivamente.

Jazz, Alísios, Xiliki e Apoena lideram classes da RGS - A classe RGS chegou a seis regatas e com isso, os veleiros passaram a descartar os piores resultados. O maior beneficiado foi o Jazz. Ele começou o dia na terceira posição, descartou o 16º lugar, venceu uma regata, ficou em terceiro na outra, e assumiu a liderança da RGS-A. "A briga está boa e esperamos terminar na frente", ressaltou a comandante Valéria Ravani.

O Alísios, de Fábio Santarosa, saltou do sexto para o primeiro lugar, após o descarte de seu pior resultado (23ª posição) e contar com uma vitória e um terceiro lugar na RGS-B.

Na RGS-C, o Xiliki, de Renato Bosso, segue líder com cinco vitórias e um 18º lugar em seis regatas realizadas. O Apoena, do comandante Marcos de Oliveira César também manteve o primeiro posto, depois de alcançar um quarto lugar e uma vitória nesta sexta.

Definidos campeões sul-americanos - Os campeões sul-americanos das classes S40 e ORC foram definidos nesta sexta-feira e premiados na sede do Yacht Club de Ilhabela. A competição começou em Punta del Este no Uruguai, em janeiro, e terminou em Ilhabela. O chileno Pisco Sour foi o vencedor da S40, seguido pelo argentino Patagonia e o brasileiro Crioula.

O Mad Max ganhou a ORC 500 série A, o Shangay Baby Elementos foi o vencedor da ORC 600 série B, o Matrero ficou com o título da ORC 600 série A, o San Chico 2 Gillette foi o primeiro na ORC 670 série B e o Ghost venceu a ORC 700 série C.

Resultados finales HPE25 y parciales resto de las clases click acá