Juanpa Cadario: Semana de Ilhabela día 3, costera y barlos-sota. En S40 Patagonia lider

Semana de Ilhabela día 3, costera y barlos-sota. En S40 Patagonia lider


Foto copyright Rolex/Carlo Borlenghi

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Fuente info regattanews

EM DIA DE TRÊS REGATAS, TRABALHOS COMEÇAM BEM ANTES

July 7, 2011

Quando a Comissão de Regata (CR) deu o primeiro tiro de largada nesta quarta-feira, dois avisos estavam sendo dados: o primeiro, óbvio, era o de que estava iniciada a disputa. O segundo, porém, estava implícito, mas nem por isso deixava de ser fundamental: a parte prévia dos trabalhos da CR havia chegado ao fim. Com sucesso.

Carlos Sodré, o Cuca, presidente da Comissão de Regada da Rolex Ilhabela Sailing Week e um dos principais árbitros de iatismo do Brasil, dimensiona quanto trabalho já havia sido realizado até o momento da largada: “Comecei às 7 da manhã, quatro horas atrás”.

Neste período que antecede uma regata, uma detalhada equação é elaborada. E, em caso de largada, é sinal de que foi equacionada. Nessa conta entram dados como intensidade e direção do vento, força da correnteza, previsão do tempo, condições que interferem diretamente no bom andamento – ou cancelamento – de uma regata.

Após checar todos estes elementos, Cuca optou por promover regatas barla-sota dentro do canal de São Sebastião, em vez da regata de médio percurso como programado. “Nós procuramos manter o programa. Ontem tivemos o cancelamento de regatas barla-sota para todas as classes. As realizamos hoje, mas ainda estamos devendo uma”, esclarece.

Com isso, a ordem pouco antes das 11 horas foi a de soltar os RGS para uma regata de percurso, deixando a barla-sota no canal para os HPE, ORC e S 40. Enquanto a primeira fez duas corridas, as outras realizaram três provas.

É o tipo de decisão que poderia agradar ou desagradar a todos. No caso da Rolex Ilhabela Sailing Week, ‘todos’ significa 1,3 mil velejadores. Mas a iniciativa se mostrou foi a mais acertada possível.

No rádio, Cuca comemorava: “Olha lá eles voltando com vento em popa perfeito”. Na outra ponta da conversa, a resposta em tom de brincadeira: “De vez em quando a gente acerta...”

Nos veleiros - A primeira regata largou com vento um pouco acima dos 10 nós. Após quatro pernas, o Patagonia venceu. O barco de Norberto Alvarez vem velejando com muita regularidade, o que lhe garante o primeiro lugar na classificação, com 9 pontos perdidos.

A segunda regata foi vencida pelo chileno Aquário II/Mitsubishi. O barco da ‘armada do Chile’, por sinal, vem sendo uma grata surpresa na Rolex Ilhabela Sailing Week: “O resultado surpreende porque temos uma equipe recém-formada. Mas penso que ainda nos falta para chegar ao nível dos melhores times”, revela, modesto, André Mirsk. Ele acrescenta que a embarcação poderia ter vencido a terceira regata do dia, mas a tática da adotada para a corrida acabou por levá-lo a um ‘buraco sem vento’, o que lhe custou muitas posições em poucos minutos.

A última regata foi de fato a mais movimentada. Logo na largada, houve um toque do Magia V-Mitsubishi/Gol na Comissão de Regata. O barco de Torben Grael recebeu uma cicatriz e uma punição de 360º. O Patagonia também cumpriu punição após uma largada complicada, além do vento, que diminuía para todos.

Ironicamente, a batida na CR foi a responsável direta pela vitória do Magia V. Após cair para última posição com o pagamento da pena, Grael arriscou tudo ao optar pelo lado da Ilhabela do canal. E a tática deu certo: por lá, encontrou vento suficiente para recuperar o terreno perdido e ainda terminar longos minutos à frente do segundo colocado.

“Foi um dia difícil. Rasgamos o casco na terceira largada. Pode prejudicar a estrutura. Vamos ter de consertar. O vento também diminuiu ao longo do dia, enfim”, resumiu o campeão.

Mesmo chateado com o incidente, Torben Grael, com este resultado, alçou seu barco à quarta classificação no geral, com 18 pontos perdidos. Ele também é o primeiro classificado entre os barcos brasileiros da S 40.

O Pisco, que foi prejudicado na confusa largada, e Aquarius dividem a segunda colocação no geral, com 17 pontos perdidos.

ORC – Em um dia especial, o Kiron recuperou-se do 12º lugar na regata inaugural e assumiu a liderança geral da ORC, com as quatro corridas completadas. Nesta quarta, após um sexto lugar na primeira, o barco venceu a segunda e foi vice na terceira. No total, Kiron tem agora 21 pontos perdidos, dois a menos que o San Chico (7º, 3º e 6º no dia).

Mesmo tendo vencido duas da quatro regatas realizadas até agora, o Touchè Super, está apenas na terceira colocação, com 28 pontos perdidos. Isso se deve à tarde bastante complicada do barco de Ernesto Breda, que terminou em 11º e 15º, respectivamente, nas duas últimas corridas do dia.

“Apesar das dificuldades, fomos bem. Principalmente pela qualidade dos oponentes. As condições estavam boas e travamos boas disputas, principalmente com o Humildad Zero. A tripulação está de parabéns e precisamos manter este ritmo até o final para conquistarmos outro título”.

HPE – Após a realização de três regatas barla-sota nesta quarta-feira, o barco BSS assumiu a liderança da Rolex Ilhabela Sailing Week, ultrapassando o Atrevido, que leva a bordo o campeão olímpico e mundial Robert Scheidt.

O barco de Marcelo Christiansen soma agora 17 pontos perdidos, dois a menos que o de Robert. Bond Girl, com 21 pontos perdidos, fecha o pódio provisório.

"Na terceira regata ficou muito difícil, pois o vento zerou e o resultado não foi o lógico. O tráfego de barcos atrapalha todo mundo igual. Mas fizemos uma boa média, bem satisfatória, por ser meu segundo dia na HPE25”, conta Robert.

"A flotilha é muito forte, e você tem de velejar muito bem para chegar em quarto ou quinto. Hoje a equipe da Martine (Grael, do barco Atik, que ficou em segundo, terceiro e primeiro) foi excelente e estava muito rápida. A mais rápida na raia", comentou Scheidt.

Na classe HPE25, Scheidt é adversário de Bruno Prada, seu proeiro na Star. "Fico feliz por ele estar velejando no HPE25 e estar na disputa do título em Ilhabela", disse Scheidt. "O Bruno está como timoneiro e sei que, por isso, vai se tornar um velejador cada vez melhor, com maior percepção do que é tática de regata, do que é velejar um barco."

Resultados

S40
1º - Patagonia (ARG-Norberto Alvarez), 2-1-2-4, 9
2º- Pisco Sour (CHI-Pablo Despotin), 4-3-1-9, 17
3º - Acquario II – Mitsubishi (CHI Horacio Pavez), 4-3-1-9, 17

HPE25
1º - BSS (BRA-Marcelo Christiansen), 4-5-1-7, 17
2º - Atrevido (BRA-Fábio Bocciarelli), 1-8-4-6, 19
3º - Bond Girl (BRA-Rique Wanderley), 3-3-5-10, 21

ORC
1º - Kiron (BRA- Leonardo Guillermo), 12-6-1-2, 21
2º - San Chico (BRA-Francisco de Paula), 7-7-3-6, 23
3º - Touché (BRA_Ernesto Breda), 1-1-11-15, 28

resultados de todas las clases se pueden ver en: http://www.risw.com.br/2011/resultados.asp