Juanpa Cadario: Match Race Brasil 2011 para Henrique Haddad

Match Race Brasil 2011 para Henrique Haddad



Fuente info Murillo Novaes

Marinha do Brasil, campeã invicta do Match Race 2011 » Henrique Haddad 05 – Marinha do Brasil hm- CDM

Publicado em 08/05/2011 por murillonovaes

Equipe das Forças Armadas confirma boa fase e derrota Marina da Glória, três vezes vice-campeã da competição barco contra barco disputada no Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ) - O Match Race Brasil tem um novo campeão. A Marinha do Brasil (RJ), comandada por Henrique ‘Gigante’ Haddad, bateu o time da Marina da Glória (RJ), na decisão neste domingo, por 2 a 0 e levantou o troféu Roger Wright pela primeira vez. Em terceiro ficou o Búzios Vela Clube (RJ), seguido pelo Veleiros do Sul (RS).
A equipe das Forças Armadas foi simplesmente perfeita e terminou a competição barco contra barco com 100% de aproveitamento ao vencer dez regatas. “Foram poucas vezes na minha carreira que ganhei um campeonato invicto. E vencer desse jeito, com todas essas feras correndo, mostra que o time não precisa provar nada a ninguém. A equipe é forte e está preparada para brigar pelo ouro nos Jogos Mundiais Militares”, disse Henrique Haddad, que vai distribuir entre sua tripulação o prêmio de R$ 17 mil.
O comandante da Marinha do Brasil é o latino-americano mais bem classificado no ranking mundial da classe, figurando na 23ª posição, melhor colocação de um brasileiro na história do match race. O sucesso, segundo o velejador de 23 anos, é o entrosamento e a amizade entre os tripulantes de equipe.
“Nós somos acima de tudo muito amigos. Velejamos juntos desde 2009 e isso faz muita diferença”, ressaltou Henrique Haddad.
O proeiro Pedro Caldas exaltou também as qualidades da equipe. “Além de treinar, a gente estuda e pesquisa sobre match race no exterior. Nossa equipe é pensada em todas as posições. A chegada dos outros quatro integrantes foi fundamental para o título. Eu comparo o time com o Barcelona, não tem brucutu. Todos sabem o que fazer, sem fazer muita força”, contou.
Além de Henrique Haddad, a Marinha do Brasil contou com seu irmão mais novo, Felipe Haddad, Alexandre Paradeda, Victor Demaison, Mário Trindade, Alfredo Rovere, Pedro Caldas e Fernanda Decnop.
Terceiro vice seguido - Coincidência, fato histórico ou azar, mas a equipe da Marina da Glória ficou com mais um vice da competição barco contra barco. A terceira derrota seguida em finais não abalou o time do capitão Alan Adler. “A equipe do Haddad está super preparada e mereceu a vitória. Achei que íamos empatar o jogo na segunda regata, mas eles estavam mais rápidos. Vence quem larga melhor e monta a primeira boia na frente”, resumiu o velejador, que também é diretor da Brasil1, empresa que organiza a competição.
A fase final foi marcada por ventos na direção Sudeste, com intensidade média de 10 nós. No primeiro duelo da decisão contra a Marinha do Brasil, os cariocas competiam de igual para igual com o adversário, mas um problema na vela balão dificultou a recuperação. O equipamento subiu enrolado no momento em que o barco velejava a favor do vento e perdeu velocidade. No segundo match, a tripulação da Marina da Glória fez uma boa largada, mas foi superada.
Para chegar à final, a equipe da Marina da Glória bateu em dois matchs o Búzios Vela Clube (RJ), mesmo placar que a Marinha superou o Veleiros do Sul.
Festa para os terceiros - A medalha de bronze ficou com o Búzios Vela Clube, de Alexandre Saldanha. O time venceu o Veleiros do Sul (RS) no único duelo que definiu a terceira colocação. Agora, o campeão pan-americano de J/24 viaja para os Estados Unidos, com outra tripulação, para competir visando os Jogos de Guadalajara, em outubro.
“Já embarco neste domingo mesmo para o exterior. Agora é regata, a minha praia. Match Race é a praia do Henrique Haddad e ele está de parabéns. Nosso time disputou o torneio para se divertir e abocanhou o pódio. Sensacional”, brincou Alexandre Saldanha, que tentará o bi pan-americano na J/24.
Quarto colocado no Match Race Brasil, o Veleiros do Sul (RS) parte para mais um desafio no mês de maio. A equipe de Samuel Albrecht disputa a Mitsubishi Sailing Cup, em Ilhabela(SP), na classe Soto 40. “A tripulação não gostou do resultado, mas o aprendizado aqui no Rio de Janeiro foi fundamental para não errar na outra classe”, relatou Samuel Albrecht.
O Match Race Brasil 2011 reuniu desde quinta-feira 12 clubes náuticos de seis estados. A competição marcou a estreia de três tripulações – Cabanga Iate Clube (PE), Iate Clube Lagoa dos Ingleses (MG) e Iate Clube de Brasília (DF). O evento, considerado o melhor da classe no País, trouxe, mais uma vez, ícones da vela como Torben Grael e Marcelo Ferreira. E o resultado provou a renovação da modalidade.
“Todo mundo torce pelo herói, mas a derrota do sempre campeão Torben Grael e a ascensão de velejadores como Haddad são fatos bons para a vela. Os times do Veleiros do Sul e de Búzios também estão de parabéns. O Marina da Glória, do meu sócio Alan Adler, fez um ótimo campeonato e, como bom anfitrião, perdeu a final”, brincou Enio Ribeiro, diretor da Brasil 1.

Resultados do domingo

Semifinais
Marina da Glória (RJ) 2 x 0 Búzios (RJ)
Marinha do Brasil (RJ) 2 x 0 Veleiros do Sul (RJ)

Final
Marinha do Brasil 2 x 0 Marina da Glória
Disputa de terceiro lugar
Búzios Vela Clube 1 x 0 Veleiros do Sul

Classificação final
1- Marinha do Brasil
2- Marina da Glória
3- Búzios Vela Clube (RJ)
4- Veleiros do Sul (RS)
5- Rio Yacht Club (RJ)
6- Escola Naval (RJ)
7- Yacht Club Santo Amaro (SP)
8- Iate Clube do Rio de Janeiro
9- Charitas (RJ)
10- Cabanga (PE)
11- Lagoa dos Ingleses (MG)
12- Iate Clube de Brasília

O Match Race Brasil é realizado pela Brasil1 Esporte e tem patrocínio do Bradesco, Volvo, International Paper, Nycomed, Redecard, Wartsila e Semp Toshiba. Esse projeto é incentivado pela Lei de Incentivo ao Esporte. O apoio é do Iate Clube do Rio de Janeiro, Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro, Confederação Brasileira de Vela e Motor e Marinha do Brasil.
Com Flávio Perez, da ZDL Comunicação