Juanpa Cadario: Nations Cup, final regional en Brasil

Nations Cup, final regional en Brasil


Foto copyright Silvio Ávila/VDS

Foto copyright Silvio Ávila/VDS
Las hermanas Silva en acción

Foto copyright Silvio Ávila/VDS

Foto copyright Silvio Ávila/VDS

Fuente info Veleiros do Sul

Brasil inicia bem na seletiva regional da Nations Cup

A seletiva sul-americana da Nations Cup começou nesta quinta-feira no Veleiros do Sul num dia céu fechado, chuvas e vento rondado em Porto Alegre. Mesmo assim, o primeiro dia da fase round robin (classificatória) teve o programa completo com a realização de 12 match races (barco contra barco) entre Brasil, Argentina e Peru.
Na divisão Open para homens a equipe brasileira do comandante Henrique Haddad disputou quatro matches e perdeu apenas um para o argentino Juan Grimaldi, no sexto flight. Num confronto anterior entre os dois timoneiros, um dos mais disputados do dia, a vitória foi do brasileiro. Grimaldi estava na frente, mas perdeu a regata no último popa para Haddad que numa surpreendente estratégia de bloqueio manteve o argentino atrás e ainda conseguiu pagar um pênalti sem perder o match.
Na divisão feminina a equipe brasileira de Juliana Senfft, do Veleiros do Sul, também correu quatro regatas e venceu todas, confirmando seu favoritismo sobre as equipes da Argentina e Peru. “O primeiro dia foi ótimo, apesar de termos disputado poucas regatas com o tempo instável. O campeonato ainda está longe do fim, temos mais dois round robins e boas possibilidades. Para o começo foi bem satisfatório,” avaliou Senfft.
As equipes do Peru participam pela primeira vez da seletiva da Regional Final da Nations Cup. No entanto na divisão das mulheres o time comandado por Tânia Zimmermann já mostrou que possui técnica e soube aproveitar as lições da clínica de match race que antecedeu a competição.
“Tivemos um ótimo dia e para início de campeonato, creio que fomos muito bem já que ainda podemos brigar pelo primeiro lugar. Tivemos um pouco de dificuldade com o vento, que hora parava, hora mudava de direção e com a chuva que atrapalhou um pouco, mas a possibilidade de ficar em primeiro existe e estamos bem contentes,” disse Zimmermann.
Já na divisão Open o desempenho não foi bom como o das mulheres. A equipe do comandante Daniel Mendoza não conseguiu pontuar no primeiro dia e complicou sua situação na seletiva.
“Fomos melhor que pensávamos, é o nosso primeiro campeonato. Embora tenha sido bem difícil porque não estamos tão acostumados a velejar na chuva, com vento que muda o tempo todo, as condições no Peru são bem diferentes”, comentou Mendoza.
A Regional Final da Nations Cup continua nesta sexta-feira com a fase de round robin, onde as tripulações novamente se enfrentarão todos contra todos por duas vezes. O vencedor de cada divisão entrará direto para a final e o segundo e terceiro colocados disputarão a outra vaga numa semifinal. As regatas serão realizadas a partir das 10 horas.
A Seletiva Regional Sul-Americana da Nations Cup é patrocinada pelas empresas Marcopolo e Grupo Randon.

Classificação provisória

Divisão Open


1º Juan Grimaldi, Francisco Van Avermaete e Rafael De Martis (ARG), 3
2º Henrique Haddad, Mario Trindade e Victor Demaison (BRA), 3
3º Daniel Mendoza, Giancarlo Polar e Wilfredo Lafosse (PER), 0

Divisão Mulheres

1º Juliana Senfft, Gabriela Nicolino e Daniela Adler (BRA), 4
2º Tania Zimmermann, Nathalie Zimmermann e Jimena Gaviño (PER), 2
3º Martina Silva, Ana Lucia Silva e Trinidad Silva (ARG) 0