Juanpa Cadario: S40 Mitsubishi Sailing Cup Florianopolis para Pajero. Negra gana el circuito anual en un final de infarto

S40 Mitsubishi Sailing Cup Florianopolis para Pajero. Negra gana el circuito anual en un final de infarto


Foto copyright S40 Negra

Foto copyright Hector Echebaster
Mis felicitaciones a los "yoruguas" del Negra y un abrazo especial para el trolo del Vasco

Foto copyright Hector Echebaster

Fuente info Soto 40 Brasil

Veleiro Negra é o campeão da Mitsubishi Sailing Cup
Categoria: Mit. Sailing Cup em outubro 24, 2010

Tripulação uruguaia conquista primeira edição do torneio que promete revolucionar a prática da vela no Brasil e oferece maior premiação do esporte

Florianópolis, 24 de outubro de 2010 – Equilíbrio e muita competitividade marcaram a Misubishi Sailing Cup – primeiro campeonato exclusivo para veleiros da classe S 40 que terminou neste domingo na praia de Jurerê, em Florianópolis, e consagrou o veleiro uruguaio Negra do comandante Nicolas Gonzalez. Após quatro etapas realizadas no Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Ilhabela e Florianópolis, a emoção durou até os minutos finais, com a decisão do campeão na última regata realizada.

Na disputa entre o veleiro Negra e os argentinos do veleiro Mercenário 5, a tripulação comandada por Nicolas se saiu melhor e soube administrar a vantagem no último dia, encerrando esta primeira edição nas belas águas de Florianópolis. “É uma emoção impressionante e um sentimento incrível. Fizemos uma prova calma, o tempo todo atrás do nosso concorrente direto e tivemos tranqüilidade para ultrapassá-los no momento certo”, explicou emocionado o comandante que liderou todas as etapas da competição. “Foi um trabalho de equipe e de muita dedicação, treinamento e aprendizado. E arrancar a vitória na última perna da última regata da competição tem um sabor realmente especial”, comemorou o campeão.

Com o vice campeonato, a tripulação do Mercenário 5 conseguiu somar o mesmo número de pontos do vencedor, mas ficou na segunda colocação no critério de desempate, com duas vitórias a menos. O resultado comprovou que regularidade em uma competição tão apertada como essa é fundamental. “Estamos muito contentes com este resultado. Hoje tivemos um pouco de dificuldade, pois na reta final nos enrolamos com uma embarcação que estava fora do páreo e faltou pouco para ganharmos. Mas somos um grupo de amigos que gostam de velejar muito bem e poder competir ao lado de grandes nomes do esporte sul-americano é muito especial e gratificante”, afirmou o comandante Luis Silva

Na terceira colocação, sob comando de Torben Grael, o veleiro Mitsubishi Gol fechou a competição com chave de ouro, conquistando a vitória da única regata do dia. “Acabamos apenas dois pontos atrás dos dois primeiros colocados em uma competição extremamente equilibrada. E isso é uma ótima maneira de terminar, pois fomos muito bem na etapa, ficando na segunda colocação do final de semana”, analisou o maior medalhista olímpico da história do País no esporte.

Conquistando o primeiro lugar na etapa realizada em Florianópolis, a tripulação do veleiro Pajero leva para casa o orgulho de ter sido a única a conquistar duas etapas. “Estamos com uma sensação de dever cumprido. Vínhamos de trás, nos recuperando e conquistando vitórias importantes. Ganhar mais esta etapa e levar para casa duas das quatro disputadas realmente é motivo de muita comemoração. Estão todos de parabéns”, disse o skipper Sérgio Rocha.

Reunindo grandes nomes do esporte sul-americano a Mitsubishi Sailing Cup comprovou que não foi à toa que quatro veleiros chegaram ao penúltimo dia de competição com chances de levar o título e reafirmou que a fórmula desenhada já deu certo. “A pequena distância que separavam o primeiro do quinto colocado até o penúltimo dia da competição mostra a força da vela oceânica no Brasil e comprova que o evento deu certo e veio para ficar. A Classe S40 imprime um padrão em que o material humano faz a diferença e promove disputas incríveis dentro da água”, apontou o velejador Lars Grael, tático da tripulação Celfin Capital.

Para Eduardo de Souza Ramos, fica a sensação de um sonho realizado e que ainda será motivo de muito orgulho. “Sempre sonhei em fazer uma competição de monotipo de oceano no Brasil e o que me motiva é o amor que tenho pelo esporte. Com esta primeira edição conseguimos organizar uma competição difícil com um aspecto social intenso. E esta é a primeira vez que a Classe S 40 é estrela de um evento sul-americano”, avaliou o comandante e idealizador da competição.

A segunda edição da competição ocorre em 2011, e a perspectiva é reunir o dobro de embarcações.

Classificação domingo – 4ª Etapa Classe S40 – Florianópolis (SC)

1º Mitsubishi/Gol – Torben Grael – 01
2º Pajero – Eduardo Souza Ramos – 02
3º Patagonia (ARG) – Norberto Alvarez – 03
4º Negra (URU) – Nicolas Gonzalez – 04
5º Carioca – Roberto Luiz M.O.E Souza – 05
6º Mercenario 5 – Luiz Eduardo Silva – 06
7º Celfin Capital – Jorge Errazuriz – 07
8º Ogum (BRA) – Zeca Revoredo – 08
9º Cusi 5 – Jose Estevez – 09

Classificação final 4ª Etapa Classe S40 – Florianópolis (SC)
1º Pajero – Eduardo Souza Ramos – 15 (1+2+1+2+7+2)
2º Mitsubishi/Gol – Torben Grael – 20 (3+1+6+5+4+1)
3º Mercenario 5 – Luiz Eduardo Silva – 20 (2+3+3+4+2+6)
4º Negra (URU) – Nicolas Gonzalez – 23 (6+4+5+1+3+4)
5º Celfin Capital – Jorge Errazuriz – 33 (4+9+4+3+6+7)
6º Patagonia (ARG) – Norberto Alvarez – 34 (9+6+9+6+1+3)
7º Ogum (BRA) – Zeca Revoredo – 38 (5+5+2+9+9+8)
8º Cusi 5 – Jose Estevez – 43 (8+7+7+7+5+9)
9º Carioca – Roberto Luiz M.O.E Souza – 44 (7+8+8+8+8+5)

Classificação final do Campeonato 2010 (com 6 descartes) Classe S 40
1º Negra (URU) – Nicolas Gonzalez – 42
2º Mercenário 5 (ARG) – Luis Eduardo Silva – 42
3º Mitsubishi/Gol (BRA) – Torben Grael – 44
4º Pajero (BRA) – Eduardo de Souza Ramos – 46
5º Celfin Capital (CHI) – Jorge Errázuriz – 53
6º Cusi 5 (ARG) – José Estevez – 72
7º Patagonia (ARG) – Norberto Alvarez – 78
8º Ogum (BRA) – Zeca Revoredo – 89
9º Carioca (BRA) – Roberto Luiz Martins – 106