




Fuente info Soto 40 Brasil
Celfin Capital vencedor da Etapa Angra dos Reis – Mitsubishi Sailing Cup
Com mais uma vitória em Angra dos Reis, único veleiro Chileno garante o primeiro lugar no encerramento da etapa e se recupera na competição
Angra dos Reis, 06 de setembro de 2010 – Ainda debaixo de céu nublado e garoa, as nove tripulações da classe S 40 decidiram o vencedor da segunda etapa da Mitsubishi Sailing Cup realizada na Marina Verolme, em Angra dos Reis. Como não poderia deixar de ser, a constante troca de posições que caracterizou esta etapa se manteve no último dia, com a vitória do Veleiro Mitsubishi/Gol, comandado por Torben Grael. Mas foi o veleiro Celfin Capital o grande vencedor da etapa, coroando a regularidade da tripulação chilena que garantiu a melhor média de resultados, terminando em, primeiro lugar.
“É uma grande honra vencer uma competição como essa sendo o único representante Chileno. Conseguimos bons resultados no segundo dia e também contamos com um pouco de sorte em nossas decisões. Tenho certeza que esse resultado vai estimular mais velejadores chilenos a aderirem a essa classe”, afirmou o comandante Jorge Errázuriz.
A marca da classe S 40 parece mesmo ser o alto nível de competitividade e equilíbrio no mar. E nesse primeiro campeonato o vento tem contribuído para a realização de provas muito apertadas e emocionantes. “Realmente as disputas foram muito acirradas e marcadas pelo equilíbrio entre as tripulações. A cada prova os competidores ficam mais prontos para dar o bote e um pequeno erro pode comprometer o resultado. Por isso é importante largar bem e tomar o maior número de decisões acertadas”, explica o iatista Torben Grael, que assumiu o comando do veleiro Mitsubishi/Gol em Angra e conseguiu a primeira vitória da tripulação nesta segunda-feira.
Mas como regularidade ainda é o fator primordial nesse tipo de competição, a equipe Mercenário 5, comandado por Luis Silva, também soube se aproveitar desse quesito e se manteve na segunda colocação da etapa, posição assumida desde o primeiro dia e mantida até o final. “Estivemos liderando a prova de hoje o tempo todo, mas fomos ultrapassados no finalzinho. Apesar de sentirmos um sabor amargo garantimos a segunda colocação, o que é muito bom em meio a velejadores tão experientes. E estamos muito contentes com isso”, afirmou o comandante.
Com esses resultados a classificação acumulada vai ficando mais apertada e promete grandes disputas na próxima etapa.
Premiação O vencedor do campeonato Mitsubishi Sailing Cup 2010 receberá a maior premiação já realizada em uma competição de vela nacional e internacional: um veículo modelo Pajero Dakar 2011. A cada etapa os três primeiros colocados a tripulação e comandante recebem troféus e medalhas
Resultado Final da etapa:
1- Celfin Capital: 3, 10, 1, 3 ,2, 3 – 22pts
2- Mercenario5: 1, 4, 6, 2, 6, 4 – 23pts
3- Mitsubishi: 2, 5, 3, 9, 4, 1 – 24pts
4- Ogum: 10, 2, 4, 1, 3, 5 – 25pts
5- Negra: 5, 7, 9, 7, 1, 2 – 31pts
6- Patagonia: 4, 1, 5, 6, 9, 7 – 32pts
7- Cusi5: 8, 3, 2, 5, 5, 9 – 32pts
8- Pajero: 6, 6, 7, 4, 8, 6 – 37pts
9- Carioca: 7, 10, 8, 8, 7, 8 – 48pts