Juanpa Cadario: S40 Mitsubishi Cup día 1, Negra lidera

S40 Mitsubishi Cup día 1, Negra lidera


Mercenario, tercero provisional

Patagonia, complicado en la izada de spi

Virada del primer barlovento regata 1

Fuente info S40 Brasil
De: Soto 40 BRA
Rio de Janeiro, sábado 14/08

Muita disputa marca abertura da primeira Mitsubishi Sailing Cup

Rio de Janeiro, 14 de agosto de 2010 – A abertura da Mitsubishi Sailing Cup neste sábado no Iate Clube do Rio de Janeiro surpreendeu os velejadores que invadiram as águas da baía da Guanabara. Nas regatas de abertura da primeira competição exclusiva para veleiro monotipo oceânico S 40, as disputas foram acirradas.

Para o idealizador da competição, Eduardo de Souza Ramos, o dia foi muito bom para os velejadores por causa da entrada do vento sudoeste que deixou o dia nublado e com uma fina garoa, proporcionando regatas muito disputadas do começo ao fim. Além disso, comprovou o quão agradável é navegar de monotipo de oceano, como é o S 40: “Acho que foi um dia típico da beleza que é uma regata de monotipo de oceano. Estamos muito felizes por conseguir reunir nove barcos nesta primeira edição e esperamos que tanto os estrangeiros como mais brasileiros se sintam atraídos por essa classe”, afirmou o idealizador, entusiasmado com a possibilidade de causar a melhor impressão possível e repetir esse campeonato cada vez maior e mais disputado nos anos seguintes.

Abrindo as regatas do dia, o veleiro uruguaio Negra, comandado por Nicolas Gonzalez, foi o que conseguiu aproveitar melhor as rajadas de vento, conquistando a primeira posição. “Largamos bem e soubemos aproveitar essa vantagem. Como sempre os barcos são muito parelhos e fica muito difícil se distanciar. Mas conseguimos fazer uma boa regata e conquistar a primeira colocação”, afirmou o comandante uruguaio que foi seguido de perto pelos argentinos do Mercenário 5. “A primeira regata foi meio complicada para nós, porque o vento estava com muita mudança de direção numa situação que não estamos acostumadas, que é dentro de uma baía. Mas conseguimos chegar em segundo, e estamos muito contentes de navegar aqui”, afirmou o comandante, Luis Eduardo Silva.

Na segunda regata a equipe do veleiro Pajero, comandado por Eduardo de Souza Ramos, conseguiu se recuperar, assumindo a primeira colocação e acendendo a disputa do sábado de competições. “É um resultado magnífico. Acho que tivemos uma ótima performance e temos que pensar que é um campeonato de 24 regatas em que a média vai valer muito. A gente está com essa cabeça e vamos ver o que conseguimos até lá”, afirmou o comandante brasileiro que terminou o primeiro dia na segunda colocação geral.

A terceira regata prevista para este sábado acabou sendo suspensa em função dos ventos rondados e postergou o duelo entre Pajero e Negra. A disputa segue aberta para o segundo dia da competição que ocorre neste domingo a partir do meio dia e promete emoções ainda mais fortes.

Para a classificação geral será utilizado o critério de pontos perdidos (PP) a cada etapa, que é composta por seis regatas. Os três primeiros colocados do circuito recebem troféus e medalhas. O campeão geral da Mitsubishi Sailing Cup receberá um veículo Pajero Dakar, a maior premiação da vela nacional.

Nas provas da classe HPE25, reunindo monotipos de 25 pés, o veleiro Matchpoint/Azul, do comandante José Augusto Barcellos assumiu a liderança do primeiro dia. Em segundo ficou a embarcação Vesper III seguida pela Bibek e Schinc.

Classificação sábado Classe S 40

1º Negra (URU) – Nicolas Gonzalez – 3,0 (1,0 + 2,0)
2º Pajero (BRA) – Eduardo de Souza Ramos – 5,0 (4,0 + 1,0)
3º Mercenário (ARG) – Luis Eduardo Silva – 6,0 (2,0 + 4,0)
4º Mitsubishi/Gol (BRA) – Alan Adler – 8,0 (3,0 + 5,0)
5º Patagonia (ARG) – Norberto Alvarez – 11,0 (8,0 + 3,0)
6º Cusi 5 (ARG) – José Estevez Samela – 12,0 (6,0 + 6,0)
7º Celfim Capital (CHI) – Jorge Grez – 14,0 (5,0 + 9,0)
8º Carioca (BRA) – Roberto Luiz Martins – 15,00 (7,0 + 8,0)
9º Ogum (BRA) – Zeca Revoredo – 16,0 (9,0 + 7,0)