Julio Alsogaray al frente del Sudamericano de Laser en Jureré
Fuente info YCSC
11/03/2010
Argentino Julio Alsogaray assume liderança do Sul-americano de Laser
O segundo dia de regatas para os mais de cem velejadores de Standard e 4.7 do Campeonato Centro Sul-americano de Laser foi bastante desgastante, horas pela falta, horas pela inconstância de vento na raia de Jurerê, em Florianópolis. A primeira regata, prevista para começar às 13 horas, teve atraso de quase uma hora, porque a intensidade era fraca e rondava demais. Acabou soprando de nordeste a sueste, atingindo um máximo de 11 nós. Depois da demora também na largada da terceira regata, o vento foi morrendo aos poucos e os velejadores tiveram que se arrastar para concluírem a última etapa do dia. O medalhista olímpico Robert Scheidt largou escapado na primeira regata da classe Standard, protestou, mas não levou: “Depois me recuperei com um segundo e um quarto, mas a terceira regata foi bastante demorada e cansativa, sem vento e com alteração de percurso”, falou Scheidt, que fechou o dia na oitava colocação.
O argentino Julio Alsogaray, quarto colocado no Mundial de Laser, também achou o dia muito sofrido pelas condições impostas pelo vento, mas manteve a regularidade, ficando em segundo, quinto e primeiro lugares e assumindo a liderança: “Em alguns momentos não sabia para onde ir. Na terceira me recuperei em um popa e consegui chegar na frente”. O catarinense Bruno Fontes também largou mal na última, mas conseguiu ser regular, vencendo a primeira regata, fazendo um sexto na segunda e um sétimo na terceira: “Foi um dia muito tenso, começou com um vento bom, depois ficou muito inconstante. Na última fui conservador e fiz um trabalho de recuperação”, explica o segundo colocado do dia.
Além de Scheidt, o carioca Eduardo Couto, que liderava a competição, também escapou na primeira largada, protestou e não ganhou, caindo para a décima posição. As escapadas também fizeram parte do dia de outros oito velejadores, sendo que dois deles estavam muito bem na competição. Juan Maegli, da Guatemala, mantinha a quinta colocação, mas levou bandeira preta na primeira regata, não foi bem nas outras e despencou para o 28o lugar. Já a escapada do medalhista olímpico Diego Romero, argentino que corre pela Itália, aconteceu na segunda regata, mas, como ele se manteve regular nas outras, perdeu oito posições, caindo da sexta para a 14a posição. Em compensação, o espanhol Jesus Sanchez subiu de sétimo para terceiro lugar, e o chileno Matias Del Solar, de 19o para quinto nesta quinta-feira.
São 22 horas e os resultados da Laser 4.7 ainda não saíram. Brasileiros, chilenos, argentinos, colombianos, uruguaios, peruanos, equatorianos e venezuelanos, além de atletas da República Dominicana, Espanha, Itália, Guatemala e Holanda, participam do Centro Sul-americano de Laser, evento organizado pelo Clube e patrocinado pela Vivo Empresas/DB Telecom, com apoios do Floripa Shopping, da Revista Velejar, NOB, VIF, Racing Sail, Ocean Blue e Marinha do Brasil.
Confira os primeiros colocados deste segundo dia na Laser Standard:
1o – Julio Alsogaray (Argentina)
2o – Bruno Fontes (SC- Brasil)
3o – Jesus Rogel Sanchez (Espanha)
4o – Raul Aguayo (República Dominicana)
5o – Matias Del Solar (Chile)
6o – Jose Miguel Ruiz (Venezuela)
7o – Nicolas Schargorodsky (Argentina)
8o – Robert Scheidt (SP- Brasil)
9o – Federico Buaitti (Argentina)
10o – João Augusto Hackerott (SP-Brasil)
11o – Alejandro Foglia (Uruguai)
12o – Eduardo Couto (RJ-Brasil)
13o – Adrion José Burgos Santos (RS-Brasil)
14o – Diego Romero Paschetta (Itália)
15o – Alex Ramos Veeren (SC-Brasil)
Confira os primeiros colocados na Laser 4.7 (sem atualização nesta quinta-feira):
1o – Jonathan Martinetti (Equador)
2o – Rodrigo Mendonça (DF-Brasil)
3o – João Pedro Souto de Oliveira (RJ-Brasil)
4o – Juan Ignacio Biava (Argentina)
5o – Felipe Santaolalla (Argentina)
6o – Luis Felipe Boani (DF-Brasil)
7o – Ricardo de Castro Paranhos (DF-Brasil)
8o – Arianna Villena (Equador)
9o – Maria Cristina Knudsen Boabaid (SC-Brasil)
10o – Luca Mazzaferro (SC-Brasil)
11o – Henrique Dias (RS-Brasil)
12o – Luca Bentorino (Argentina)
13o – Guillermo Arce (Peru)
14o – Lucia Falasca (Argentina)
15o – Pedro Matos Castro (RJ-Brasil)
Informe del segundo día de Pancho Renna
Buenas,como andas?
Les cuento un poco del dia de hoy acá,que fue largo y cansador.
Por falta de viento tuvimos que esperar un poco en el club a la maniana y recién a las 1230 pudimos salir al agua.Para la primer regata estaban soplando unos 8 nudos del ESTE y cielo despejado. Estaba muy dificil porque el barlovento no estaba muy lejos de un cerro entonces casi que había que elegir hacer la ultima parte de la ceñida por uno de los dos extremos.
Para la segunda regata el viento se fue un poquito a la derecha, subio un poquito y se empezo a nublar porque empezo a entrar un frente del Noroeste.
La ultima regata se largo con viento Oeste 5knt y se fondeo barlo-sota 5 piernas.En la ultima popa se calmo casi todo y la ultima ceñida estuvo practicamente imposible,con posiciones de barcos cambiando todo el tiempo.
El resultado en puestos de hoy no fue nada bueno en lo personal, pero recién van 5 regatas asi que vamos por la mitad del campeonato. Se aprende mucho corriendo contra mucha de la gente que está acá asi que por ese lado el balance es bueno.
El campeonato lo viene ganando Julito Alsogaray con un 1°,5°,2°,4° y 1° y corriendo realmente muy bien y mas atras vienen Robert Scheidt y Bruno Fontes.
Les mando un saludo a todos y maniana esperemos levantar
exitos
pancho