Juanpa Cadario: Ilhabela día cuatro

Ilhabela día cuatro


Foto copyright Carlo Borlenghi

Foto copyright Carlo Borlenghi

Foto copyright Carlo Borlenghi

Foto copyright Carlo Borlenghi

Hoy les toca aprender un "poquiño de portugueis", les soy sincero, estaba lejos de ponerme a hacer un resumen hoy sábado 0.18 hs..., sorry.

Touchè reassume a liderança e está próximo de acabar com a hegemonia estrangeira

July 12, 2008

Foi realizada, nesta sexta-feira, a sétima regata da Rolex Ilhabela Sailing Week. A largada, prevista para acontecer ao meio-dia, atrasou por uma hora devido à falta de ventos. A comissão de regata optou por realizar mais uma barla-sota na Ponta das Canas. Os ventos variaram entre 7 e 10 nós, favorecendo os barcos menores e mais leves.

A regata, que também foi a penúltima válida pelo Campeonato Sul-Americano de ORC Internacioal, foi vencida pela embarcação Touchè Super, após 2h23min57. O veleiro foi seguido pelo Mitsubishi Motors/Gol, de Eduardo Souza Ramos, 25 segundos atrás no tempo corrigido. O terceiro colocado do dia foi o Sorsa III, de Celso Quintela, a 1min25seg do líder.

A classificação geral da ORCi 500 voltou a contar com a liderança do Touché Super. Com apenas uma regata a ser disputada, a Rolex Ilhabela Sailing Week tem já boas indicações de quais serão seus campeões. Ao Touchè Super, com 13 pontos perdidos, basta um terceiro lugar na prova deste sábado para garantir o título. Contudo, dois concorrentes fortes ainda podem surpreender: Mitsubishi Motors/Gol e Almacenero Stela Artois, ambos com 16 pontos perdidos.

Os barcos brasileiros disputam com o chileno Almacenero, em busca de terminar com a recente hegemonia estrangeira na Rolex Ilhabela Sailing Week. Nos últimos dois anos, a competição foi vencida pelo uruguaio Memo Memulini (2006) e pelo argentino Personal (2007).

A embarcação Touchè, que já disputou a regata com bandeira e tripulação argentinas, conquistando o vice-campeonato de 2006 com o nome de Matador, hoje leva em sua tripulação velejadores representantes da "velha guarda" do iatismo nacional, como Carlos Biekarck (leme), Manfred Kaufman (tático), Thomas Buckup, Gunnar Ficker, liderados por Ernesto Breda: “Temos uma tripulação bastante experiente, e espero que todos consigam controlar os nervos. Nosso grupo é formado só por amadores, meus amigos, todos brasileiros. Estou muito feliz com a campanha feita, mas repito que nada está ganho.”

Já o Mitsubishi Motors/Gol conta com a experiência de Eduardo Souza Ramos, mas com jovens talentos que representarão o Brasil na Olimpíada de Pequim, tais como André Fonseca (Bochecha), Rodrigo Duarte (Leiteiro) e Samuel Albrecht (Samuca).

Batucada na ORCi 600

Na ORCi 600, o vencedor do dia foi o veleiro Batuque, que completou a prova em 2h25min14. Ele foi seguido por Zeus, 1min29 atrás. Em terceiro, chegou o Patagonia 3, 1min36seg do líder.A disputa da categoria só não terá o Ventaneiro como campeão caso haja novamente uma surpresa. Nesta sexta, a embarcação foi desclassificada da regata, após queimar a largada. Porém, quatro pontos à frente do Wiki Wiki, o Ventaneiro continua numa boa posição e só precisa de um quarto lugar para alcançar seu objetivo.

O primeiro campeão

Na ORC Club, o veleiro Katana II, de Fábio Filippon, garantiu o título por antecipação geral e nem entra na água no último dia. A embarcação tem 13 pontos perdidos depois da vitória desta sexta-feira, contra 25 de Kiron, de Leonardo Guilhermo Cal, vice-líder. Com o resultado, o Katana II garantiu um relógio Rolex. Outros dois relógios Rolex serão entregues como prêmio aos vencedores das categorias ORCi500 e ORCi600.

A competição termina neste sábado com a última regata barla-sota, a partir das 12 horas. A premiação aos veleiros mais bem colocados no geral está prevista para ser realizada a partir das 19 horas, no Yacht Club de Ilhabela.

Resultados parciales con siete regatas corridas