Juanpa Cadario: Mitsubishi Cup Río día 1. Crioula lidera

Mitsubishi Cup Río día 1. Crioula lidera







Fuente info Mitsubishi Cup

Notícias

01/09/2011
Crioula, na S40, e Max, na HPE 25, saem na frente na Mitsubishi Sailing Cup no Rio.

A Mitsubishi Sailing Cup 2011 entrou no seu capítulo final com todos os ingredientes que fizeram deste torneio o mais prestigiado da vela sul-americana nos dois últimos anos: competitividade, adrenalina e belíssimas regatas.

Na classe S40, os monotipos de Oceano de 40 pés que revolucionaram as competições com barcos velozes, modernos e absolutamente iguais, a disputa, como sempre, foi acirradíssima. Lars Grael, que voltou ao torneio nesta última etapa de 2011 como tático do "Negra", campeão de 2010 e líder neste ano, comentou a evolução da classe. "Do ano passado para cá, houve uma evolução grande em todas as tripulações e as regatas ficaram ainda mais técnicas e divertidas", disse o medalhista olímpico que em 2010 foi tático do chileno Celfin Capital e neste ano está substituindo a estrela italiana Francesco Bruni no barco Negra

Com duas regatas corridas no dia nublado e frio que marcou o Rio de Janeiro, com ventos de sudoeste, de 8 a 12 nós, os sempre regulares gaúchos do "Crioula" pularam na frente na etapa carioca com um terceiro e um primeiro lugares para somar 4 pontos perdidos. Em segundo aparece o "Pajero" de Eduardo de Souza Ramos com dois segundos lugares, sendo o da segunda regata uma reparação devido a uma colisão involuntária com o "Patagônia" que também se retirou da regata. O barco chileno "Mitsubishi Motors ", que conta com o local André Mirsky na tática figura em terceiro.

Na quarta e quinta colocações vêm os dois barcos que brigam pelo título geral da Mitsubishi Sailing Cup 2011, O "Negra", de Juan Ball, que ganhou a primeira prova do dia, e o chileno "Pisco Sour" que conta com a estrela internacional Guille Parada na tática. Torben e Marco Grael, no "Mitsubishi/Gol" aparecem em sétimo entre os 12 S40 que competem na Baia de Guanabara.

HPE25 - A classe HPE25, barco que pode ser considerada o irmão mais velho e versão menor dos S40, também está assistindo a uma disputa apertada. Assim como na S40, os dois candidatos ao título geral de 2011 não começaram na frente. O "Match Point", de Hugo del Priore, campeão de 2010 e líder em 2011, aparece em 4º lugar depois das duas primeiras regatas no Rio. Já o "Ginga", de Breno Chvaicer, que está apenas um ponto atrás na classificação geral do ano, começou vencendo a primeira regata e com um quinto na segunda prova está na vice-liderança também da etapa. O "Max", de Anderson Biason, lidera aqui no Rio com 4 pontos perdidos. O "Atrevido" de Fábio Bocciarelli, terceiro colocado acumulado de 2011, também está em terceiro na etapa carioca.

Para amanhã estão previstas mais duas regatas na baía da Guanabara a partir 13h. Os barcos devem deixar o Iate Clube do Rio de Janeiro por volta do meio dia. A previsão é de ventos de 10 a 13 nós, de sudoeste.

Novidades para os fãs do Esporte

A cobertura desta segunda etapa ganhará novas formas de divulgação. As regatas poderão ser acompanhadas em tempo real pelo Twitter. Para mais informações, acesse: www.twitter.com/mitsailingcup e também o site www.mitsubishisailingcup.com.br, onde será possível ver textos, fotos e vídeos das regatas. A regata é uma realização da Mitsubishi Motors do Brasil.

Resultados do Primeiro dia de Regata

1o Crioula (BRA) - 4 pontos perdidos
2o Pajero (BRA) - 4 pp
3o MItsubishi Motors (CHI) - 6 pp
4o Negra (ARG) - 8 pp
5o Pisco Sour (CHI) - 11 pp
6o Celfin Capital (CHI) -12 pp
7o MItsubishi/Gol (BRA) -12 pp
8o Movistar (CHI) -13 pp
9o Patagonia (ARG) - 18 pp
10o Carioca (BRA) - 18 pp
11o Santander (CHI) -20 pp
12o Claro (CHI) - 22 pp

Classe HPE

1o Max (BRA) - 5 pp
2o Ginga (BRA) - 6 pp
3o Atrevido (BRA) - 6 pp
4o Match Point (BRA) - 7pp
5o Vuarnet (BRA) -8pp
6o BSS (BRA) - 12 pp
7o Aventura (BRA) -14 pp
8o Ah Moquele (BRA) -14 pp
9o Vesper (BRA) - 19 pp
10o Arion (BRA) - 22pp
11o Alifa (BRA) -22 pp
12o Montecristo - 23 pp
13o Repeteco - 28 pp