Juanpa Cadario: Rolex Ilhabela Sailing Week ya tiene diez Soto 40 inscriptos

Rolex Ilhabela Sailing Week ya tiene diez Soto 40 inscriptos


Foto copyright Rolex/Carlo Borlenghi

Fuente info RISW

22 de junho de 2011 - 16h00
Disputa na S40 promete ser uma das mais acirradas

Competição no litoral norte paulista terá veleiros do Brasil, Argentina e Chile

A organização da 38ª Rolex Ilhabela Sailing Week confirmou a inscrição até ao momento de dez barcos para a classe S40. O maior evento náutico da América Latina receberá tripulações do Brasil, Argentina e Chile para as regatas na categoria, uma das que mais cresce na vela oceânica mundial.
Além do atual campeão do evento, o Pajero, a armada brasileira contará com o Crioula, Carioca, Mitsubishi / Gol e Loyal. Os argentinos serão representados em Ilhabela pelos veleiros Patagonia e Noryema. Já os S40 do Chile serão o Pisco Sour, Mitsubishi Acuario II e Nuevo Maestra.
"A Rolex Ilhabela Sailing Week teve a sorte de descobrir o caminho trazendo uma classe de monotipos de grande porte de oceano para o Brasil e isso vem sendo a grande estrela do evento nos últimos anos", garantiu Eduardo Souza Ramos, comandante do Pajero.
O crescimento da classe S40 é evidente na América do Sul e o Chile lidera o número de barcos one design com dez já comercializados. No Brasil há seis barcos, na Argentina quatro e no Uruguai um. A categoria também existe na Europa com cinco veleiros e na Ásia, que possui dez.
"Os S40 têm a melhor tecnologia atualmente na vela de oceano no mundo. Por isso, a Rolex Ilhabela Sailing Week incentiva a classe, que nasceu no Yacht Club de Ilhabela, em projeto definido em 2008. O Brasil dá um passo adiante na vela oceânica colocando os melhores do Continente para disputar o evento em igualdade de condições. A importância fica ainda maior porque será decidido o Campeonato Sul-Americano de S40 da temporada, cuja primeira etapa foi realizada em janeiro, em Punta del Este, no Uruguai, e a segunda será agora no Yacht Club de Ilhabela", contou o diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela, José Nolasco.
Nível internacional até nos julgamentos - A principal competição da América Latina está inovando e terá julgamentos de protestos dentro da água com 10 árbitros credenciados pela ISAF na classe S40 e na HPE25. O sistema também é utilizado em eventos como America´s Cup e Match Race e TP 52.
O grupo de umpires acompanhará as regatas de perto e julgará os pedidos de protesto na hora, evitando assim as definições pós-regata no Yacht Club de Ilhabela.
Medidas do S40 - O barco tem 12,3 m de comprimento, 3,75 m de boca, 2,60 m de calado, e desloca apenas 4.200 kgs. Sua tripulação é de dez velejadores.
O Yacht Club de Ilhabela recebe a Rolex Ilhabela Sailing Week no período de 3 a 9 de julho de 2011. As classes confirmadas são: S40, ORC, HPE 25, J-24 e BRA-RGS. O calendário de provas começa na manhã dia 3 de julho com as regatas Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, Ilha de Toque-Toque por Boreste e Renato Frankenthal - HPE 25.
A Rolex Ilhabela Sailing Week, o principal evento náutico esportivo da América Latina, tem patrocínio titular da Rolex e patrocínios ouro da Mitsubishi Motors e da Semp Toshiba e prata do Bradesco Private. O evento tem apoios da Marinha do Brasil, da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), das Classes ORC, S40, HPE25 e BRA-RGS, e parcerias do Yacht Club Argentino(YCA), da Prefeitura Municipal de Ilhabela(PMI) e da Brancante Seguros. A organização, sede e a realização são do Yacht Club de Ilhabela.