Juanpa Cadario: Semana de Ilhabela ya tiene ganadores a falta de un día

Semana de Ilhabela ya tiene ganadores a falta de un día










Fuente info RISW

23 de julho de 2010 - 21h14
Pajero garante o título por antecipação na S40

Regata difícil, com 3,5 nós de corrente no Canal de São Sebastião, não impediu o oitavo título de Souza Ramos

Eduardo Souza Ramos comemorou bastante o seu primeiro título da S40 - o oitavo de sua carreira na Rolex Ilhabela. "Foi muito suado porque passamos a regata toda fazendo contas. Largamos muito mal e passamos no terminal da Petrobras em último lugar. Nunca havia visto uma corrente de 3,5 nós no Canal de São Sebastião. Passamos alguns veleiros na volta e, com a definição do Mitsubishi/Gol em segundo e da gente em quarto, garantimos o título."

Souza Ramos lembrou que o seu barco participou nesta sexta-feira desfalcado do tripulante Rodrigo Duarte, que passou por uma cirurgia em Porto Alegre. "Ele é muito importante no grupo, mas conseguimos superar a sua ausência, com a união da tripulação", disse o comandante, que não acreditava no título antes do início da competição. "Não velejava desde novembro. Primeiro por causa de dores na coluna, que me deixaram dois meses em tratamento. Depois por causa de uma pneumonia, que me deixou 45 dias fora de combate. Além disso, tive diversos compromissos profissionais", prosseguiu. "Por isso, falo que devo à minha tripulação magnífica este título."

Um dos idealizadores da Classe S40, Souza Ramos faz questão de velejar a última regata, neste sábado. "Ao contrário de hoje (sexta), quando tivemos um dia difícil, a regata final será bem relaxada. Vai ser um prazer enorme velejar, sem a pressão de brigar pelo título."

O chileno Celfin Capital¸ do tático Lars Grael, venceu a segunda regata seguida nesta sexta, seguido do Mitsubishi/Gol, de Torben Grael, e de Carioca, de Roberto Martins.

-------------------------------------------------------------------------------------

23 de julho de 2010 - 20h59
Gol / Touché Super finalmente comemora

Após vice-campeão em 2008 e 2009, Ernesto Breda e sua tripulação puderam comemorar

O Gol/Touché Super, do comandante Ernesto Breda, conquistou nesta sexta-feira o título da classe ORC Internacional 500 da 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week, com um dia de antecipação, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte de São Paulo. O Touché Super ganhou também o Campeonato Sul-Americano, cuja primeira etapa foi disputada no Circuito Atlântico Sul Rolex Cup, em janeiro, em Buenos Aires e Punta del Este.

Os 158 barcos inscritos, divididos em nove classes, largaram a regata de percurso médio em frente ao YCI, às 11h10, com vento sudoeste de 15 nós. Os barcos maiores completaram uma distância de cerca de 22 milhas náuticas (40,7 quilômetros), entre os extremo sul e o extremo norte da ilha. Os veleiros menores (HPE25 e BRA-RGS C velejaram cerca de 12 mn ou 21,2 km, também no Canal de São Sebastião.

A tripulação campeã comemorou bastante o resultado. "Foi uma doce conquista, perseguida há alguns anos, que fecha um ciclo importante para a gente", disse Ernesto Breda, que foi atirado pelos outros integrantes da tripulação dentro do mar, no píer do YCI. "Passei um pouco de frio, mas logo me serviram um champanhe e tudo melhorou."

Vice-campeão da ORC Internacional 500 de 2008 e da ORC Internacional geral de 2009, Breda e a tripulação puderam comemorar finalmente o título da Rolex Ilhabela. Ele contou que a regata desta sexta-feira foi muito difícil e a estratégia foi correr pelo título e não pela vitória. "As decepções anteriores serviram de lição. Sabíamos que garantiríamos o título se chegasse até o quinto lugar. Tivemos calma e asseguramos a terceira colocação", completou o comandante, que nem vai entrar na água neste sábado. "Não acho justo ajudar ou atrapalhar involuntariamente alguém, que ainda esteja brigando pelo segundo ou terceiro lugar."

A Rolex Ilhabela Sailing Week, o principal evento náutico da América Latina, tem patrocínio titular da Rolex, assim como patrocínios ouro da Mitsubishi Motors e da Semp Toshiba e prata do Bradesco Private. O evento tem ainda os apoios da Marinha do Brasil, da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), da Classe S40, da Classe HPE25, da Classe BRA-RGS, do Yacht Club Argentino, da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Marinha do Brasil, Stella Artois, Med Salva, Holt Nautos, Brancante, Hertz, Zeta Estaleiros e Climatempo. A organização, sede e a realização são do Yacht Club de Ilhabela.

Resultados parciales completos click acá