Juanpa Cadario: Semana de Ilhabela, informe y resultados finales

Semana de Ilhabela, informe y resultados finales


Foto copyright Carlo Borlenghi
Pajero, ganador en Soto 40

Foto copyright Carlo Borlenghi
Ventaneiro, ganador en ORC 600

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Foto copyright Carlo Borlenghi
Touche Super, ganador en ORC 500

Foto copyright Carlo Borlenghi

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Fuente info Regattanews

Ventaneiro: o título mais “aguardado” da 37ª Rolex Sailing Week

July 24, 2010

Por cerca de dez minutos, o San Chico 2 foi o campeão da ORC Internacional 600, a classe mais equilibrada da 37ª Rolex Sailing Week. O barco do Clube dos Jangadeiros chegou inclusive a receber as palmas de um de seus concorrentes diretos, o Zeus. Mas sua experiente tripulação, que navega junto há sete anos, parecia desconfiar e ainda comemorava discretamente quando o resultado oficial foi lançado pela Comissão: o Ventaneiro sagrara-se tricampeão em Ilhabela, repetindo o resultado dos dois anos anteriores.

Ao final da oitava e última regata da semana, três barcos terminaram empatados com 16 pontos perdidos (PP): Ventaneiro e San Chico 2, além de Zeus. As atenções então se voltaram aos critérios de desempate: todos obtiveram com duas vitórias. Foram, então, ao segundo critério de desempate: Ventaneiro e San Chico com três vices cada. Zeuz (4º neste sábado), não obteve o mesmo resultado e assim confirmava a terceira colocação na competição na semana.

Mas Ventaneiro e San Chico continuavam buscando na tabela o próximo critério: nenhum dos dois terminou em terceiro; ambos fecharam duas regatas em quarto. Mesmo que tamanho equilíbrio seja improvável – poucos no Yacht Club de Ilhabela (YCI) se lembram de algo parecido – há, no regulamento, um critério que impede, afinal, um empate absoluto: a regata de longo percurso Alcatrazes por Boreste.

E foi justamente nela, na “longínqua” primeira regata, que o Ventaneiro superou o San Chico. E as colocações daquele domingo não poderiam ser mais emblemáticas: Ventaneiro em primeiro; San Chico em segundo; Zeus em terceiro. Era um sinal.

“Nunca vivi uma situação assim”, comentou Renato Cunha, comandante do Ventaneiro. “Sabíamos que havíamos chegado à frente. Porém, devido ao rating, é preciso contar e recontar para se ter alguma certeza”, disse.

Antes da regata, o tático do barco campeão, Marcos (Kako) Ribeiro, demonstrava apreensão em relação ao dia: “Esse vento entre oito e dez nós não nos favorece. Ao contrário, ele é bom para o San Chico”, refletiu. À tarde, ao descer do barco, ele mostrava-se resignado com a notícia informal da vitória do concorrente. Durou pouco. “Sabíamos que tínhamos ido bem. Eram grandes as chances (de vencer)”, comemorou sorrindo.

A regata – Como previra antes da regata Xico Freitas, timoneiro do San Chico 2, os barcos Zeus e Ventaneiro largaram com marcação cerrada um sobre o outro. “Vamos tentar aproveitar essa situação para andar o máximo possível para frente”, adiantou ainda fora do barco.

De fato, o San Chico 2 velejou “livre” da disputa de seus dois concorrentes e correu “com alegria”, como queria Xico Freitas pela manhã. Contudo, como relatou Renato Cunha, “em determinado momento conseguimos colocar o Zeus numa situação de ‘sinuca’ e o ultrapassamos”. Ainda assim, para atingir o objetivo de realizar a regata com o menor tempo possível e atingir uma boa folga para o desconto do rating, era preciso mais. “Tivemos ainda de nos livrar de outros barcos à nossa frente para velejar como queríamos”. O Ventaneiro chegou atrás do San Chico 2 no tempo descontado. Mas a recuperação que levou ao segundo lugar na regata, em última análise, lhe valeu o título da 37ª Rolex Sailing Week. Kako foi taxativo: “Foi nossa regata mais legal”.

Numa competição de tamanho equilíbrio, que concentrou as atenções de repórteres, amigos e familiares presentes no YCI neste último dia de regata, a sensação que ficou é a de que um desempate nestas condições pode parecer injusto.

Mas o esporte é um universo apaixonante justamente pelo imponderável. E com a proposta do YCI de incrementar a competitividade na raia nesta 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week, um vencedor, ainda que no último critério de desempate, mesmo que saído de uma semana repleta de detalhes, se fazia necessário. Ao Ventaneiro, portanto, o troféu. E o Rolex Submarine.

A Classificação final da classe ORC Internacional 600 ficou assim:
1º Ventaneiro, com 16 PP (venceu Alcatrazes);
2º San Chico 2, com 16 PP (vice em Alcatrazes);
3º Zeus, com 16 PP (sem vices).
4º Absoluto, com 24 PP.

Soto 40 - Pela última regata da S40, o Negra venceu a equilibrada barla-sota e terminou a 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week na terceira posição na classe. O barco uruguaio superou a pontuação do chileno Celfin Capital, que chegou em sexto.

O argentino Cusi 5, campeão de 2009, chegou em segundo na regata e fechou a semana na quinta posição, ultrapassando o Mercenario 5, sétimo do dia.

O Gol/Mitsubishi fechou o pódio do dia e garantiu o vice-campeonato. A classe S40 já tinha seu campeão definido desde a penúltima regata, quando o Pajero, mesmo com o quarto lugar, garantiu o título e o relógio Rolex Submarine.

Confira a classificação final da classe S40 na 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week:
1º Pajero, com 17 pontos perdidos (PP);
2º Gol/Mitsubishi Magia 5, com 20 PP;
3º Negra, com 22 PP;
4º Celfin Capital, com 24 PP;
5º Cusi 5, com 26 PP;
6º Mercenario 5, com 31 PP;
7º Patagonia, com 49 PP;
8º Carioca, com 52 PP;
9º Ogum, com 54 PP.

ORC Internacional 500 - Também definida desde a sexta, a classe ORC Internacional disputou neste sábado sua última regata, sem a participação do já campeão Touchè Super. O pódio da barla-sota que finalizou a Rolex Ilhabela Sailing Week de 2010 para a classe foi formado por Itau, em primeiro, Loyal Carmin, em segundo, e Sorsa III, em terceiro.

Com o resultado, a classificação final da ORC Internacional 500 ficou assim:
1º Touchè Super, com 12 PP;
2º Itaú, com 15 PP;
3º Loyal Carmim, com 19 PP